domingo, 4 de dezembro de 2011

04-12-2011 - Documentos Necessários - Viagem ao Atacama

              Existe uma série de informações contraditórias sobre quais são os documentos que realmente são necessários para se viajar de moto para o Deserto do Atacama.

             Tudo depende muito de qual o trajeto que vai escolher, no nosso caso nossa saída será por Foz do Iguaçu, cruzando a Argentina até São Pedro do Atacama!
           
             Vamos ao que interessa....



DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA VIAJAR A ARGENTINA

Para visitar a Argentina é necessário ter um documento de viagem válido e em boas condições. Esse documento deve ser mantido em segurança para evitar possíveis contratempos.

São os seguintes os documentos de viagem que habilitam os cidadãos brasileiros a ingressarem na Argentina na condição de turista:

- PASSAPORTE ou

- CÉDULA DE IDENTIDADE CIVIL emitida pelos institutos de identificação das polícias civis dos Estados.

                       As cédulas de identidade brasileiras não têm prazo de validade. No entanto, é imprescindível que estejam em boas condições e a foto permita claramente a identificação do titular.


Não são aceitos como documento de viagem :

- Certidão de Nascimento (mesmo para recém nascidos ou para menores de idade)

- Qualquer outro documento, mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil (ex: carteira de motorista, carteira de identidade de associações profissionais, de Ministérios, inclusive militares, ou emitidos pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário da União e dos Estados, que não os órgãos de identificação das polícias civis dos Estados.
______________________________________________________________________
IMPORTANTE:
                        Não esta no site do Consulado, mas é prática usual que se for apresentar a Carteira de Identidade a mesma deve ter sido emitida em menos de 05 Anos.
                        Outra coisa importante e que se for apresentar a Carteira de Identidade, é possível que queiram que você preencha alguns formulários, isto eu recebi de dica de um fórum, por via das dúvidas levarei o passaporte.
______________________________________________________________________
DICA:
                        Lembre-se isto é para Argentina, Chile é outra conversa, Não quer ter problema, leve o Passaporte, veja como tirar o seu ou renovar:
______________________________________________________________________

                           CARTA VERDE
Capítulo a parte, pois na Legislação Argentina, segundo relatos, procurei e também não encontrei, NÃO existe exigência de Carta verde para Motocicletas abaixo de 250cc, somente para carros, mas os Policiais entendem que é obrigatória SIM para todas as motos...
Por via das dúvidas vamos sair daqui com o documento pronto, ou compramos a guia na fronteira, mesmo sabendo q em caso de acidente, talvez não tenhamos cobertura nenhuma.

                            DOCUMENTO DA MOTO
Deve estar em nome do proprietário, se houver financiamento será necessário pegar uma autorização do Banco onde deve contar os países que esta liberado a atravessar e em que período, vide texto abaixo:
CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos): é o documento de porte obrigatório dos veículos no Brasil. Se a moto estiver alienada ou em nome de pessoa jurídica, é obrigatório levar uma autorização no nome do condutor, emitida pela financeira, com data de início e término da viagem e para quais países ela tem validade. Precisa ser autenticada em cartório. Em alguns sites, é mencionada a necessidade de legalização dessa autorização no consulado. Se o veículo estiver financiado, só com a observação no CRVL, não é necessária a autorização, uma vez que ele está em seu nome. Observe também a obrigatoriedade daquele canhoto relativo ao seguro obrigatório

                           HABILITAÇAO
CNH (Carteira Nacional de Habilitação): existe um acordo com os países do MERCOSUL que torna válida a CNH em todos eles. Porém, em alguns relatos de motociclistas que já fizeram viagens para Argentina e Chile, foi exigida a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Para evitar problemas, tire sua PID e sempre que solicitado apresente-a.
______________________________________________________________________
IMPORTANTE:
Então pelo sim ou pelo não, todo mundo com a Permissão Internacional , informações no site do Detran-PR




5 .  CARTEIRA INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO

                          A situação aqui é a seguinte, para o Chile não há exigência de nenhum tipo de vacina, mas para a Argentina tem.

                          É necessário tomar vacina contra a febre amarela em qualquer posto de saúde, depois tem que entrar no site da Anvisa, fazer um pré cadastro.

                          Pré cadastro realizado é preciso ir em um posto da Anvisa, geralmente localizado nos aeroportos para conseguir a carteirinha internacional de vacinação.

                           Segue o link do site da Avisa para maiores informações

                          http://www.anvisa.gov.br/viajante/

______________________________________________________________________



Bom amigos espero estar ajudando os futuros viajantes, estou tentando deixar o mais didático possível, incluindo os links dos sites de onde obtive as informações, a grande maioria são de Órgãos Oficiais.

Caso tenha alguma dúvida, sugestão, crítica, contribua com nosso blog, para podermos orientar cada vez melhor nossos amigos de estrada!!!

Forte abraço a Todos

Sandrao







7 comentários:

  1. Sandro, vim atraves do mochileiros, so para constar, independe onde vc faça o seguro carta verde, ele é um seguro contra terceiros para proteger os cidadoes contra acidentes causados por visitantes...Ou seja so serve para cobrir os danos q vc causar a terceiros nos paises integrantes do tratado da carta verde, em nenhuma situacao este seguro ira cobrir danos a vc ou sua moto.

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vindo Robram, muito obrigado pelos esclarecimentos, todas as informações são super bem vindas!!! Só ainda a título de esclarecer qdo falei da falta de cobertura do seguro carta verde, estava me referindo aquelas guias que podem ser compradas ate na padaria em cidades de fronteiras, Que servem apenas para mostrar as autoridades, que eu duvido muito q a padaria encaminhe para qq seguradora hehehe ... Aconteceu comigo em uma viagem ao Uruguai hehehehe... Mais uma vez obrigado e comente tudo q achar necessário, pois a idéia do blog e exatamente esta, trocar informações para os futuros viajantes!!!

    ResponderExcluir
  3. Stiverson,

    Caso tenha seguro da moto, veja se nao precisa comprar o "limite extendido", cada seguradora tem um termo para isso. Diga que vai para o chile e quer saber se seu seguro cobre sinistro ou pane mecanica de SUA motocicleta por la.

    Abraços,

    Jorge Dias

    ResponderExcluir
  4. Seja Bem Vindo Jorge,

    Obrigado pelas dicas, mas infelizmente o seguro da Busa é muito caro, mas para as outras motos que vão me acompanhar já outra estória, vamos verificar sim a possibilidade!!!

    Valeu,

    abraçao

    ResponderExcluir
  5. Amigo, estou saindo para }Uyuni e Atacama dia 02 de janeiro 2012... Irei com uma XR 200 :) , vi que vc colocou q não existe carta verde para moto abaixo de 250cc... Pretendia fazer a carta verde na Argentina... Não entendi se vc falou q não faz carta verde no Brasil para andar na Argentina??ou nem na Argentina faz para moto abaixo de 250cc???
    Se interessar, meu blog é www.buias.com.br :)

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo,

    Quem bom q temos mais um viajante hehehe
    Show seu blog, Parabens!!!

    Olha só qto a carta verde,
    Um amigo foi com uma fazer e tentou fazer a carta verde, mas nenhuma seguradora aqui de nossa cidade quis fazer, ai ele teve que comprar na fronteira, vc vai preencher 2 vias, pagar um tiozinho, ele carimba a sua e pronto, tudo resolvido.... Mas nada garante q se vc precisar acionar este seguro para terceiros ele realmente exista, pq o pessoal da fronteira pega a grana e nao repassa para seguradora, ..., mas para os guardas na Argentina a guia e o carimbo e o suficiente!
    Abraços e boa viagem,
    Qq coisa estamos a disposição

    ResponderExcluir
  7. Olá Sandro, já li muitos relatos, também já fui de aviao para BsAs e JAMAIS li e ouvi falar que é necessário vacina contra FEBRE AMARELA, você tem certeza desta informaçao?

    Parabéns pelo blog, está me ajudando muito no planejamento da viagem que farei ao Atacama, agora em Janeiro.

    Abraçao

    André / Florianopolis

    ResponderExcluir